Artigos da Diretoria Acadêmica - 2019.1
A Liga de Políticas Públicas da PUC-Rio procura contribuir para um debate mais fundamentado, inclusivo e consciente sobre a implementação de políticas públicas. Para isso, sabemos da necessidade de indicadores e avaliações daquilo que já foi instituído até o momento, além de um olhar minucioso sobre os processos sociais, políticos e econômicos que nos trouxeram até aqui.
Por isso, sentimos o dever de produzir conteúdos completos e detalhados acerca dos temas mais relevantes. Assim, temos o prazer de publicar aqui os artigos produzidos ao longo do semestre 2019.1.
Inversão da Pirâmide Etária
Quem se enquadra como refugiado perante a lei? Como é a situação de vários refugiados no Rio de Janeiro? Quais são os direitos fundamentais dos refugiados? Como o governo vem atuando nesse problema? Qual é o impacto do coronavírus na vida do refugiado? Esses e muitos outros questionamentos são o alvo de resposta deste artigo, com o objetivo de clarear o cenário atual e enfatizar a necessidade de políticas públicas eficientes para combater esse problema.
Idosos e a Reforma da Previdência
Como a reforma da previdência afeta os idosos? Quais as mudanças trazidas pela reforma? Quais estratégias podem ser adotadas para garantir a preservação da dignidade dos idosos? O artigo aborda esses e outros pontos, com o intuito de argumentar a importância de se ter políticas públicas de qualidade direcionada para os idosos, uma parcela da população intimamente ligada a reforma da previdência.
Endividamento no RJ
O artigo procura explicar o processo de endividamento do estado do Rio de Janeiro, buscando entender a situação das contas públicas do estado. Para isso, desenvolve uma análise desde a Constituição de 1988 até os dias atuais. Um tópico que ilustra bem a situação caótica do Rio de Janeiro, que não consegue avançar em direção a um futuro melhor.
Previdências ao redor do mundo
Esse artigo analisa o sistema previdenciário de três países: Inglaterra, Chile e Suécia, com o objetivo de entender como funciona os modelos adotados por cada país e qual foi o resultado destas estratégias em cada nação. Em seguida, é feito um paralelo com a realidade do Brasil, mostrando os desafios da reforma brasileira a serem enfrentados.