top of page

 Artigos da Diretoria Acadêmica - 2020.1 

A Liga de Políticas Públicas da PUC-Rio procura contribuir para um debate mais fundamentado, inclusivo e consciente sobre a implementação de políticas públicas. Para isso, sabemos da necessidade de indicadores e avaliações daquilo que já foi instituído até o momento, além de um olhar minucioso sobre os processos sociais, políticos e econômicos que nos trouxeram até aqui.

 

Por isso, sentimos o dever de produzir conteúdos completos e detalhados acerca dos temas mais relevantes. Assim, temos o prazer de publicar aqui os artigos produzidos ao longo do semestre 2020.1.

Uma análise sobre a questão do racismo no Brasil 

De onde veio o racismo? Como a “ciência” contribuiu para que ele permaneça por tanto tempo entre nós? Porque intelectuais do século passado comemoravam a previsão de extinção da população negra no país? Como a ilusão de uma democracia racial nos distanciou do combate ao racismo? E como isso difere o Brasil e os Estados Unidos nesse caminho? O que os protestos atuais representam para toda essa trajetória? São alguns dos questionamentos que este artigo procura responder, no intuito de clarear as raízes e desdobramentos dessa longa história de preconceito que precisa ser enfrentada com políticas públicas efetivas e conscientes de todo esse processo.

Por Filipe Brasil

Uma análise sobre os refugiados na cidade do Rio de Janeiro

Conforme a 4ª edição do Refúgio em Números, ao final de 2018, aproximadamente 70 milhões de pessoas tiveram que sair de seus países de origem. Esta realidade não é distante do Brasil. Apenas entre janeiro e maio de 2020, mais de 17 mil solicitações de refúgio foram decididas no país. Este artigo tem como objetivo analisar esse aumento exponencial com um foco particular na cidade do Rio de Janeiro. O cenário problemático evidencia a necessidade de políticas públicas assertivas e eficazes para a garantia dos direitos básicos aos que chegam, como saúde, trabalho e educação.

Por Laura Lima e Vivian Garnica

Crime e juventude - o que pode ser feito no Rio de Janeiro?

Uma das explicações para a grande concentração do crime entre jovens é a existência de um pico de violência e agressividade entre os 15 e 19 anos. Entretanto, por mais que esse pico de violência se dê por volta dos 20 anos, as consequências de ter cometido atividade criminal na adolescência continuam a impactar na vida do indivíduo durante a idade adulta. Por isso, é evidente a necessidade de se discutir políticas públicas de prevenção da violência entre os jovens, para assim impedir a entrada em atividades criminais e não apenas puni-los quando já adentraram o mundo do crime.

Por Eduarda Schmidt e Maria Clara Soares

O uso de transporte ativo como direito à cidade no pós-pandemia

A pandemia do corona vírus impactou diretamente as perspectivas sobre a mobilidade urbana no mundo. No caso do Brasil, o transporte é marcado por meios de alta e média capacidade que propiciam um maior contágio da doença, tendo em vista a frequente superlotação. Sabendo desse risco, muitas cidades ao redor do mundo expandiram suas ciclovias para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, 87% da população mora a um raio de 3 km de estações de transporte de média capacidade. Nesse contexto, a bicicleta seria uma ótima alternativa para evitar o segundo transporte, muitas vezes ilegal, no caminho para casa.

Por Juliana Guedes

Por

alunos

&pARA

ALUNOS.

Parceiros:

Acompanhe as nossas redes!

  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Facebook

Liga de Políticas Públicas PUC-Rio. 

Logo A Ponte.png
bottom of page